Manchete: Feirões automotivos ganham espaço no Brasil
Chamada: Para alimentar a paixão brasileira por automóveis, concessionárias se unem em grandes eventos de vendas
A cada ano as opções para pessoas que pretendem trocar de carro ou até mesmo comprar o primeiro zero-quilômetro ficam ainda mais variadas. Entre elas estão os famosos feirões de automóveis. Por concentrar diversas concessionárias num só lugar, apresentar veículos com preços promocionais, taxas de juros reduzidos e formas de pagamento especiais, os feirões se tornaram espaços ideais para a compra e venda de automóveis.
Criado em 2009, iniciando no Pavilhão de Carapina, Serra, e posteriormente fixado na Rodovia Norte Sul, em Jardim Camburi, o Shopping dos Automóveis, vende em cada concessionária uma média de 20 veículos por mês. Entre os carros mais procurados estão os populares Gol, Celta, Pálio, Uno e Corsa. Apesar disso, segundo Paulo Pandolfi, gerente da concessionária Léo Careta, o perfil dos consumidores varia bastante. “Somos procurados por pessoas de todas as idades e de diferentes classes sociais, mas todos com um mesmo objetivo: carros com preço baixo”, afirma o gerente.
Paulo Pandolfi |
Reunir em um único espaço diversas concessionárias é uma iniciativa que beneficia todos os lados. Lojistas, consumidores e até mesmo bancos saem ganhando com a idéia. “Dividimos o aluguel do espaço e investimos em publicidade juntas, o que sai mais em conta para cada loja. Conseguimos também atrair vários bancos, o que facilita a venda de créditos e financiamentos. Por fim, os clientes saem ganhando na facilidade de negociação e na diversidade de opções”, afirma Pandolfi.
Felipe Ribeiro, vendedor de carros há um ano, já trabalhou em lojas de ruas e atualmente trabalha em um feirão permanente, disse que prefere atuar nesse tipo de feirão pelas facilidades de venda. “A quantidade de clientes é maior devido a variedade de lojas e carros que o feirão permanente oferece”, ressaltou o vendedor.
Precauções
Apesar de tantos benefícios, algumas precauções devem ser tomadas para que o sonho de ter um carro não acabe se tornando pesadelo. Saber o 0nome da concessionária, a origem da loja e o tempo no mercado são fatores importantes para ter conhecimento real sobre a procedência do veículo que se está comprando. É interessante também que o comprador procure indicações com pessoas que já compraram na loja escolhida no feirão.
Segundo Fabiano Carnevale, também gerente da Léo Careta, o consumidor pode ainda não ter definido qual tipo de veículo deseja comprar ao entrar em um feirão. Ele busca a confiança em cima do vendedor e da loja, que tem um nome a zelar. “O cliente tem que ter segurança em relação ao produto que vem adquirir. Saber a procedência, se possui nota fiscal, uma boa garantia, se está tudo certo com o chassi e se não é um carro batido ou adulterado”, afirma Carnevale.
O empresário Renan Miranda já adquiriu dois veículos novos em grandes feirões realizados no Estado e, por analisar bem antes de efetuar a compra, nunca teve problemas posteriores. “Fui ao feirão pela variedade de marcas e preços que cabiam no meu bolso. Só comprei em concessionárias conceituadas e com boas garantias. Temos que ficar de olho aberto nesses momentos, pois existem lojas sérias com produtos de qualidade e lojas que só visam o lucro e não querem saber do pós-venda”, afirma Miranda.
No Brasil, a paixão por automóveis o consolida como quinto maior mercado de veículos no mundo. São cerca de 8,5 mil carros vendidos por dia, um recorde desde a instalação das primeiras montadoras no País, na década de 50. De acordo com a empresa MSantos, especializada em realização de feirões, no primeiro trimestre de 2009 cerca de 160 mil veículos foram adquiridos nos eventos. O valor equivale a 25% das vendas totais de modelos novos o que mostra que, entre pontos negativos e positivos, os feirões automotivos continuam atraindo grande número de brasileiros todos os anos.
Vídeo
Alguns pontos importantes merecem atenção do consumidor antes de efetuar compras de veículos em feirões. O gerente da loja Léo Careta, Fabiano Carnevale, ressalta alguns desses aspectos.
Confira as matérias relacionadas sobre o assunto publicadas em outros posts: