domingo, 5 de dezembro de 2010

Feira do Verde une tecnologia ao meio ambiente

Manchete: Feira do Verde começa nesta terça-feira
Chamada: Em sua 21ª edição, evento traz o tema Ciência e Tecnologia: instrumentos para um mundo sustentável
Sucata tecnológica e meio ambiente

Ciência e tecnologia se unem à natureza. Na 21ª edição da Feira do Verde, cerca de cem expositores apresentam seus trabalhos, que objetivam garantir qualidade de vida para as futuras gerações por meio da sustentabilidade. O evento acontece entre os dias 16 e 21 de novembro, na Praça do Papa, em Vitória.
Em uma sociedade que, devido ao notável aquecimento global, se vê obrigada a discutir o paradoxo entre desenvolvimento e cuidados com o meio ambiente, a Feira do Verde mostra que é possível haver harmonia entre tecnologia e natureza. Com tantas atrações, neste ano, são esperados mais de 200 mil visitantes.
Museu do lixo também é destaque
Entre os 86 estandes dos 74 expositores, sendo cinco de outros estados, 28 comerciais, 24 estandes técnicos, cinco governamentais e seis de prefeituras, destaca-se uma Kombi 1975 elétrica, preparada por funcionários e alunos da escola técnica Cedtec. Nela foram gastos aproximadamente 70 mil reais em baterias e com a preparação para suportar o peso.
Marcelo Bravim, diretor técnico da Cedtec e supervisor do projeto, revela as características do veículo elétrico. “Com 13 reais de combustível, faço a Kombi rodar por 4 horas. Ela atinge velocidade máxima de 80 Km/h e, para sustentar todo o peso das baterias, foi necessário reforçar a suspensão e toda a carroceria”, afirma.
Por ser completamente movida a eletricidade, a Kombi não produz poluentes que colaboram para o aquecimento do planeta. Além disso, por possuir motor elétrico desenvolvido na Itália, ela não produz barulho, contribuindo para reduzir a poluição sonora que tanto importuna os moradores dos grandes centros urbanos. 
Estande principal
Mesmo ainda no início, o visitante Milton Dantas já considera esta a melhor edição da Feira do Verde. “Participo anualmente do evento e a decoração está excelente neste ano. As luzes e a ventilação estão adequadas para tornar o ambiente mais agradável. A megaestrutura também chama atenção. A produção está de parabéns”, opina o aposentado.

Conheça um pouco da história da Feira do Verde

Público infantil
Apesar de a preocupação com o meio ambiente ser um tema sério, a diversão para a criançada não podia ser deixada de fora. Elas aproveitam as atrações do evento para se divertir e, ao mesmo, adquirem conhecimento. Brincadeiras, danças, palhaços, peças teatrais e até o tradicional lego garantem a alegria da garotada.
Segundo o ator Jonas Mota, que participa de encenações voltadas para o público infantil, os estandes que investem em arte e diversão dão mais resultados que os demais. “Transformar conhecimento teórico em lúdico facilita o discernimento por parte das crianças. Sem dúvida, os estandes que oferecem brincadeiras são mais atrativos e despertam o interesse”, conclui.

Veja também:

Postado por: Danilo Ribeiro, José Carlos Silva, Natália Bongiovani e Vinícius Loss

Nenhum comentário:

Postar um comentário