As antigas edificações de Vitória estão de portas abertas para turistas e moradores. Este é o trabalho desenvolvido pelo Projeto Visitar, que tem como objetivo a valorização e o resgate da cultura capixaba. As visitas são gratuitas e contam com monitoramento.
Ainda não são todos os monumentos que estão abertos ao público, somente seis. São eles: a Catedral Metropolitana, o Convento do Carmo, a Igreja do Rosário, o Convento São Francisco, a Igreja de São Gonçalo e o Teatro Carlos Gomes. Além das explicações dos monitores, os visitantes recebem folders e o mapa da cidade que indica a localização dos principais monumentos.
O Projeto Visitar agradou a visitante Gléssia Maria Campos, 22 anos, moradora de Cariacica. "O projeto, é um ótimo passeio cheio de curiosidades. Foi possível compreender melhor a história do Espírito Santo e os fatos importantes que transformaram Vitória. O centro histórico deveria ser mais valorizado por nós capixabas", observa Gléssia.
Turistas de outros países estão na lista de visitantes, diz a responsável por monitorar o Convento do Carmo, Adriane Duarte, 23. "Apesar de não ser muito divulgado temos visitante, que aumentam no período de férias. São turistas de outros Estados brasileiros e de outros países. Recentemente tivemos um de Londres. Também as escolas da Grande Vitória costumam trazer os alunos", explica Adriane.
A historiadora Caroline Soares, acredita que o projeto Visitar é uma forma de incentivar a cultura na população capixaba. "O Projeto Visitar, tem como principal objetivo abrir as portas da cultura e incentivar a população a participar mais da historia do Espírito Santo. Cultura é fundamental, e as crianças hoje podem aprender na prática, brincando e si divertindo. Como professora acredito que iniciativas como essa é fundamental".
Roteiros
Este trabalho é o resultado da parceria entre a Prefeitura de Vitória, o Instituto Goia e a Companhia de Desenvolvimento de Vitória (CDV), que atualmente administra o projeto. A visita é monitorada por jovens que participaram da Escola Multidisciplinar Profissionalizante de Artes e Ofícios, instituição responsável pela restauração de diversos imóveis de importância histórica.
Além do monitoramento, o projeto disponibiliza visita aos dois roteiros em companhia de um guia turístico pelo centro histórico de Vitória: "Vitória, de vila a cidade" e "De Caramurus e Peroás", que conta uma parte da história da capital, desde a época de capitania até os dias atuais, com 33 monumentos datados, do século XVI ao século XX.
Agendamento
Os monumentos abertos à visitação recebem visitas de terça a domingo, inclusive feriados, de 9h às 17h, com monitores. As visitas aos dois roteiros com guia de turismo são gratuitas mas é necessário agendamento prévio para grupos mínimos de 20 pessoas.
O agendamento é feito pelo telefone (27) 3235-7078 ou pelo e-mail
Nenhum comentário:
Postar um comentário