Nosso estado possui uma diversidade histórica representada pelos monumentos espalhados por várias localidades. É possível contemplar o passado, que deixou marcas na cultura do povo capixaba por meio dos monumentos históricos e, hoje, funcionam como uma ferramenta para adquirir conhecimento sobre desenvolvimento e crescimento do Espírito Santo.
A história do nosso Estado não se resume aos prédios localizados na capital, mas também aos vários outros monumentos situados em outros municípios. Em Vila Velha, por exemplo, foi o local aonde os portugueses chegaram pela primeira vez aqui e por isso, a cidade conta com uma grande história.
Igreja de Nossa Senhora do Rosário (localizada na Prainha de Vila Velha)
A Igreja Nossa Senhora do Rosário é a mais antiga do Estado e a quarta mais antiga do Brasil, construída em 1235, pelo primeiro donatário, Vasco Fernandes Coutinho. Sua fachada foi reconstruída no século XVIII e conta, hoje, com o brasão de Portugal. Na lateral do monumento, palmeiras imperiais emolduram o ambiente. Esta igreja é um marco da colonização do solo espírito-santense.
Igreja dos Reis Magos (localizada no município da Serra)
A igreja foi concluída em 1580 e, há pouco tempo, passou por uma restauração. No seu conjunto arquitetônico também está uma praça que fica situada a 40 metros de altitude em relação ao nível do mar. O monumento foi tombado como patrimônio histórico pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Igreja Nossa Senhora de Assunção e Museu Nacional de Anchieta (Localizado no município de Anchieta)
A igreja Matriz Nossa Senhora da Assunção foi construída há quase 450 anos pelo padre José de Anchieta, com o auxílio de seus amigos e índios da região. Além de Museus, o conjunto histórico possui a cela local onde morreu José de Anchieta.
Trapiche e Palácio das Águias (localizado em Barra de Itapemirim, município de Marataízes)
Foi erguido na década de 1880, e na época era chamado de Porto Oceânico, pois se destinava à armazenagem de mercadorias a serem escoadas para o Rio de Janeiro. É um monumento de grande importância da navegação do Estado.
Museu do Colono (localizado no município de Santa Leopoldina- ES)
Foi inaugurado em 1969. No pavimento superior do Museu há um acervo de 600 peças que demonstram os costumes dos Holzmeister, família de muitas posses do final do século XIX.
Saiba mais:
Secretaria de Cultura do Espírito Santo
Nenhum comentário:
Postar um comentário